Projeto “RN + Coração na Estrada” percorre seis municípios do RN realizando atendimentos cardiológicos gratuitos em crianças

A Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO) realizou, no período de 10 a 21 de junho, o projeto “RN+Coração – Na estrada” percorrendo seis municípios polos do Rio Grande do Norte. A ação reuniu uma equipe multidisciplinar altamente qualificada levando serviços especializados para o diagnóstico da cardiopatia congênita.


O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), investiu mais de R$ 500 mil, em parceria com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), na qualificação de profissionais em cinco regiões do estado para ampliar a chance de salvar as vidas daqueles que nascem com problemas no coração.


A proposta foi estruturar um plano de consultoria e educação continuada para equipes de saúde, com a triagem e detecção precoce das cardiopatias congênitas na infância, sobretudo as cardiopatias críticas no período neonatal.


O RN+ Coração teve eixos importantes como: treinamento e qualificação das equipes de saúde que lidam com pré-natal de baixo e alto risco sobre fatores de risco relacionados à cardiopatia na infância e indicações de ecocardiograma fetal. Treinamento e qualificação dos obstetras e ultrassonografistas da atenção básica na suspeição diagnóstica das cardiopatias congênitas na ultrassonografia morfológica e no acompanhamento pré-natal.


No Brasil, de oito a dez bebês para cada mil nascidos vivos, possuem algum tipo de cardiopatia. A cada ano, são registrados 28.846 novos casos de cardiopatia no país. Destas, 20% terão cura espontânea, enquanto os demais provavelmente necessitarão de uma ou mais cirurgias cardíacas em algum momento da vida.


O RN+ Coração teve como pólos de atuação as unidades de saúde pública presentes em Natal, Macaíba, São José de Mipibu, Pau dos Ferros, Mossoró e Currais Novos, entre maternidades estaduais e municipais.


A Associação Médica do RN parabeniza todos os participantes e instituições que colaboraram para o grandioso resultado dessa ação!

Projeto “RN + Coração na Estrada” percorre seis municípios do RN realizando atendimentos cardiológicos gratuitos em crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo